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CRÍTICA: UMA QUESTÃO DELICADA


Todos nós, em um momento ou outro, enfrentamos no trabalho uma situação em que temos que criticar o trabalho de um subordinado ou de um colega. Esse é um momento delicado - uma crítica mal formulada pode resultar em um inimigo ou no mínimo na perda de um bom relacionamento de trabalho.

Além disso, muitas pessoas têm a tendência de suprimir ao máximo qualquer crítica com medo de ferir os sentimentos alheios. Com isso, vão acumulando irritações até o ponto em que explodem - e terminam fazendo um estrago muito maior com críticas contundentes e, em alguns casos, exageradas.

Aqui vão algumas dicas sobre como fazer críticas realmente construtivas, e fazê-las de uma maneira que não fira a auto-estima da pessoa criticada. Elas podem ajudar você a lidar com uma das situações mais estressantes que há no ambiente de trabalho, e ajudá-lo/a a ganhar o respeito e admiração de seus chefes e colegas como uma pessoa calma, que sabe lidar com questões delicadas - uma característica que, diga-se de passagem, é indispensável em qualquer líder.

1 - Antes de mais nada, lembre-se - crítica não é fofoca.
Fofoca é falar pelas costas, crítica é dizer algo diretamente para a pessoa em questão. Não cultive um ambiente de fofocas. Se você fala mal dos outros pelas costas, pode ter certeza que farão o mesmo em relação a você.

2 - E também é muito importante saber se a crítica é, realmente, necessária.
Para isso, pergunte a si mesmo se ela irá contribuir para melhorar o desempenho da empresa como um todo e se irá auxiliar a pessoa que será criticada a melhorar o seu desempenho pessoal. Muitas vezes, usamos críticas como forma de mostrar nosso poder e/ou superioridade intelectual. Você tem certeza de que não é esse o caso?

3 - Deixe para fazer a crítica quando estiver absolutamente calmo.
Críticas feitas em um momento de irritação tendem a ser exageradas. O que é um erro menor se transforma, sob a lente da irritação, em um enorme erro. Se preciso, saia um pouco da sala. Respire fundo três vezes. Deixe para falar no outro dia - enfim, encontre uma forma de evitar fazer críticas quando irritado.

4 - Ao formular sua crítica, diga exatamente o que pensa e seja bastante específico.
Evite termos como "sempre", "nunca". Não diga "você sempre faz tudo sem prestar atenção", mas especifique dizendo algo como "nos três últimos relatórios que você apresentou houve uma série de erros, que foram tais, tais e tais. Isso me leva a crer que você ultimamente não tem prestado atenção quando elabora um relatório".

5 - Faça um "sanduíche" -  é mais digerível...
Um método que sempre uso quando tenho que criticar algo que alguém escreveu, e que acho que pode ser usado em qualquer situação, é o que chamo de "sanduíche". Isto é - sempre coloque uma crítica entre dois elogios. Comece com um elogio, faça a crítica e encerre com um elogio. Dessa maneira, é quase impossível magoar a pessoa, e se estará fazendo um enorme bem para a auto-estima dela - ela entenderá que a crítica tem o objetivo de ajudá-la, e nunca de destruí-la.

6 - Dê, ao criticado, a chance de responder.
Isso pode ser feito através de uma pergunta como "você poderia me explicar se há algum motivo específico pelo qual não está se concentrando quando elabora os relatórios"? E, muito importante, preste atenção na resposta. A pessoa tem o direito de explicar o porquê de seus comportamentos.

7 - Não repita sua crítica inúmeras vezes.
Tente transformá-la em um diálogo em que você e o criticado procuram, em conjunto, uma solução para um problema - o erro cometido pela pessoa. Lembre-se que o objetivo final é resolver uma situação que está criando embaraços para toda a organização, e não achar um culpado.

8 - Não deixe as emoções estragarem tudo.
Se a pessoa apresentar um comportamento emocional, tal como começar a gritar, chorar ou tentar manipular você emocionalmente, tente trazer a questão de volta para o seu foco. Diga algo como "fulano, posso perceber que você está falando alto (ou está chorando, ou está se queixando da vida) porque está nervoso. Mas, por favor, gostaria de que procurássemos encontrar uma solução para o problema, e esse comportamento não está sendo produtivo". Ou, se sentir que a pessoa não conseguirá se controlar, dê um tempo. Marque uma conversa para um outro momento. Deixe que a pessoa saia para tomar um café. Enfim, crie um intervalo de tempo para que ela consiga se acalmar.

9 - Não se aproveite da situação.
Não transforme o fato de ter sabido contornar a situação - isto é, de ter feito sua crítica adequadamente e no momento certo - em uma vitória. O ambiente de trabalho não é um campo de batalha, e você não está em uma guerra. Se alguém vier falar com você depois do incidente fazendo elogios sobre sua "performance", aceite-os calmamente, mas não teça comentários sobre o comportamento de quem você criticou. Diga algo bem neutro, como "achei que era uma boa oportunidade para que nos aperfeiçoássemos".

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