*************************************************************************************

................................

É preciso governar a louca da casa

"A paixão exalta a imaginação, encanta, fascina os sentidos. A imaginação pervertida orna de falsas cores os atrativos do mal, faz nascer ilusões enganosas e impele os sentidos para o gozo e voluptuosidade desordenada. É preciso aprender a governar essa louca da casa. A imaginação é o maior excitante das paixôes, através dela se corrompe a verdade. Além dos sentidos abertos para os riscos do mundo, é dela que vem as tentações interiores, muito mais perigosas e insidiosas de se domar"


" Esse mal ataca inicialmente pelos olhos, flui pelas veias como um veneno, dirige-se ao fígado que inflama de forma a transmitir um calor aos rins e ao lombo que se tornam sedes importantes dos sintomas eróticos,chegando finalmente ao cérebro que é escravizado. O amor tendo abusado dos olhos, como verdadeiros espiões e porteiros da alma, deixa-se deslizar docemente por um par de canais e caminha insensivelmente pelas veias até o fígado, imprime subitamente um desejo ardente da coisa que é realmente ou parece amável, acende a concupiscência e por este desejo começa toda a sedução (...) Vai diretamente ganhar a cidadela do coração , o qual estando uma vez assegurado como o mais forte lugar, ataca depois tão vivamente a razão e todas as potências nobres do cérebro que ela se sujeita e torna-se totalmente escrava."


" Amizades frequentes com conversações tenras, a vivenda na mesma casa, a sociedade nos mesmos exercícios, a ociosidade, as comidas especializadas em pimenta, canela e gengibre, a bebida do vinho e mais licores inebriantes, a lição de livros amatórios, a vista de painéis lascívios e outras curiosidades perigosas como as óperas , comédias etc, podem trazer o perigo do contágio do amor"

Bento Morganti, médico, século XVI

Nenhum comentário: